Não tem nenhuma, mas nenhuma vez que eu tenha me deparado com alguma capa de DVD da Criterion Collection e não tenha gostado. Existem muitos cartazes de filmes bonitos, mas esses designers da Criterion fazem simplesmente um trabalho maravilhoso.
Para quem não conhece, Criterion Collection sobre eles mesmos (minha tradução):
Desde 1984, a Criterion Collection, uma série contínua de importantes filmes clássicos e contemporâneos, tem se dedicado a reunir os maiores filmes de todo o mundo e publicá-los em edições que oferecem a mais alta qualidade técnica e conteúdos complementares originais. Ao longo dos anos, à medida que se mudou de discos a laser para DVD, Blu-ray e transmissão on-line, temos visto um monte de coisas mudarem, mas uma coisa permanece: o nosso compromisso de publicar os momentos marcantes do cinema para um público cada vez mais amplo.
Então, essas imagens que vocês estão vendo são capas de DVD/Blu-rays ou então art works, como eles chamam. Eles também fazem alguns posters, que estão a venda na loja online (infelizmente só para os EUA e Canadá).
Acho que já comentei aqui outras vezes, mas gosto muito dessa técnica de usar fotografias para fazer os posteres e eles usam bastante isso. Talvez seja o que mais me chama atenção nessas artes. Acho que pode parecer fácil usar uma foto, mas se tratando de um filme, é preciso de um pouco mais de análise e sensibilidade para criar uma capa que apresente o filme para o público.
Resolvi colocar essas do Halloween e do Exorcista pensando nisso. As capas/cartazes de filmes de terror geralmente são bem clichês e repetitivas. Eu acho maravilhosa e medonha essa capa de Halloween. Esse é um plano que dura, sei lá, dois segundos no filme, mas congelado assim fica super medonho! Totalmente me convenceria, haha. E quem já assistiu O Exorcista, sabe que essas escadas tem um pequeno papel na trama. Para mim é genial que eles tenham escolhido justamente uma foto delas. É super original e consegue condensar acontecimentos importantes do filme sem deixá-los explícitos. Jamais teria essa ideia…
Além de todas essas artes bonitas que eles criam, o site da Criterion é maravilhoso. Se você gosta de cinema, precisa conhecê-lo. Tem críticas excelentes, entrevistas com diretores e personalidades sobre cinema, listas de filmes…
O canal deles no youtube também é muito bom. Planejo assistir tudo que tem lá, haha. Mas já indico uma série chamada Three Reasons, em que eles nos dão três razões para assistir determinados filmes. E funciona bem, minha lista de filmes aumentou por causa deles, haha!
E para finalizar, e também para me matar do coração, eles anunciaram esse ano o livro Criterion Designs, em que vão estar nada mais nada menos do que os 30 anos de design e trabalhos artísticos feitos pela Criterion. Pra que, gente? Pra que fazer isso com meu coração e com meu bolso? Ninguém precisa passar por isso, haha!
Esse livro maravilhoso já está na pré-venda por US$99 no site da Criterion, mas encontrei na Amazon por US$65, ou seja, acho que o preço vai cair com o tempo. Espero. Eu aconselho vocês a clicarem no link aí para verem algumas fotos do conteúdo do livro. É uma preciosidade!
Bom, gente, isso é o que temos para essa segunda! Espero que gostem e que visitem o site da Criterion porque vale a pena demais! Não é jabá, viu? Antes fosse, hahaha! É só amor mesmo!
Boa semana pra todo mundo!
A minha vontade é morar dentro do catálogo da Criterion Collection. Hahaha! Eu sempre acho as capas deles mais lindas que as originais. São sempre interessantes, com um trabalho de design e tipografia incrível… Sou fã.
A Criterion é a Cosac Naify dos filmes. Caro, mas eu imagino que valha a pena. Pra falar a verdade nem compro filmes. A culpa é da pirataria. Mas às vezes vejo esses DVDs no site da Cultura e penso que não seria mal ter pelo menos os favoritos. Um dia quem sabe. Já tinha entrado no site deles, mas não tinha reparado em todo o conteúdo nem sabia do canal. Boa indicação. E como eu tenho mania de retribuir indicações, esse fim de semana vi Les Amants Réguliers (traduzido como Amantes Constantes, que não é errado, mas rima…) do Philippe Garrel. Gostei bastante, é cheio de homenagens à nouvelle vague, tenho a impressão que você vai gostar.
delirandoeescrevendo.blogspot.com.br
É um livro que vale a pena para quem curte essas artes *_*
eu acho incrível tb
Que coisa mais linda!
Tanto os filmes qto as artes. Gosto muito de observar as capas dos dvds e blue ray´s os cartazes dos filmes. Vou atrás desse livro! Amei a dica.
Bjs e um lindo dia
Pri
http://www.styledchicas.blogspot.com.br
Estas artes são realmente maravilhosas!
Tenho que confessar que ou dessas que vêem filmes e compram livros pela capa.
E esse livro? lotaaado de inspirações para quem gosta de arte.
Não conhecia, mas tô impressionada! Achei demais! E esse livro ficaria lindo na minha mesa de centro <3 hahaha
Babando por aqui… Amei as capas de Annie Hall e Os Excêntricos Tenenbeums! Essas capas são tudo de bom, e eu também recomendo os pôsteres que a Warner Archive tuíta :)
Beijos!