As cores de Shallow Grave

 photo sg1_zps41e9b5c7.jpg

David Stephens, Juliet Miller e Alex Law são amigos que dividem um apartamento em Edimburgo. Os três estão em um processo de entrevistas para encontrarem mais uma pessoa para dividirem a casa. De uma forma cruel e cômica, eles acabam recusando várias das pessoas, até que decidem oferecer a vaga para um homem mais velho chamado Hugo.

Depois de um tempo que ele já havia se mudado, os três notam que Hugo não saía do quarto. Como a situação estava estranha, eles decidem entrar para ver o que estava se passando e acabam descobrindo Hugo morto, pelado, na cama. Eles vasculham as coisas do cara e acabam descobrindo uma mala com muito dinheiro.

Esse é uma sinopse do filme Shallow Grave – ou Cova Rasa, em português – dirigido por Danny Boyle. Mais do que isso não vou contar. Agora vocês vão ter que assistir. E acrescento: vale a pena.

 photo sg2-Copy_zps1dc3191c.jpg  photo sg2_zpsc4ff89bb.jpg

Logo no início do filme, nos primeiros planos, já dá pra ter uma ideia do trabalho detalhado e preciso da direção de arte. As cores são muito bem trabalhadas e a sensação que eu tenho é que, de fato, todos os elementos foram pensados para serem daquela cor e estarem naquela posição.

Num primeiro momento, achei o filme bem colorido. Depois de algum tempo assistindo, fui percebendo que havia uma paleta de cores fixas com algumas pequenas variações.

Verde, azul, amarelo e vermelho sempre estão presentes em todos os planos de alguma maneira. Acho que qualquer um consegue notar bem facilmente isso. As cores são muito vibrantes e me lembram giz de cera, sabe? Parecem as cores básicas daquelas caixinhas que vinham com 6 ou 8 gizes.

 photo sg5_zpsa5c552b9.jpg  photo sg5-Copy_zpscc50286f.jpg

É legal observar a forma como eles brincaram com as cores. Se vocês repararem bem, tem sempre uma cor que cria um contraste com as outras e cria um ponto de atenção na cena. Num plano em que predominam as cores amarelo e verde, por exemplo, tem a almofada vermelha discretamente aparecendo. Nas cenas da cozinha, que é um ambiente todo amarelinho bem claro, sempre há um objeto que quebra esse tom pastel, frutas de cores vibrantes, as plantas ou um objeto de decoração. Nesse plano da biblioteca isso fica bem marcante com os abajures verdes contrastando com os tons marrons que predominam o ambiente.

 photo sg3-Copy_zpsb5e0939a.jpg  photo sg3-Copy2_zps80135903.jpg  photo sg3_zpsc6abac7f.jpg

Tanto eu como o Dudu, depois de assistirmos o filme, ficamos com a sensação de ele se passa dentro de uma casa de bonecas. É difícil explicar da onde veio essa impressão, mas temos algumas pistas sobre certos aspectos do cenário e da iluminação contribuem para isso.

O apartamento tem um pé direito muito alto e os cômodos são bem amplos. Com os enquadramentos que o diretor fez em alguns planos – como aqueles primeiros da entrevista – os objetos de cenas e os próprios atores parecem bem pequenos em relação ao ambiente. E quando a gente brinca de casinha é meio assim, né? Usamos brinquedos de diferentes tamanhos, as vezes muito menores ou muito maiores do que deviam. Então, acho que essa característica criou um aspecto meio irreal nas cenas.

 photo sg4-Copy_zps3517438c.jpg  photo sg4-Copy2_zps1a3eee08.jpg  photo sg4_zps4d535a26.jpg

Bom, é uma comparação misteriosa, não sei da onde veio essa sensação de casa de bonecas. Desconfio que sejam essas as razões. Se alguém mais consegue pensar em outras razões, me conta aí!

Enfim, eu acho fascinante esse trabalho! A diretora de arte de Shallow Grave se chama Zoe MacLeod, mas não conheço nenhum dos outros filmes em que ela trabalhou. De qualquer forma, mandou bem, Zoe! Pensar nas cores, na composição do cenário, em como a iluminação influencia nisso tudo… deve ser delicioso! Principalmente em um filme como esse, em que a parte da arte ganhou tanto destaque.

Por hoje, é isso tudo! Espero que tenham gostado da dica! Assistam, hein, vale a pena!

Publicidade

14 comentários sobre “As cores de Shallow Grave

  1. eu tava indo no site da ufsc ver a lista de livros pra eu anotar aqui e digitei ‘u’ no navegador… daí veio pro seu blog e eu aproveitei pra ver esse post e CAAAARA….. que fotos são essas? <3 <3 eu to apaixonada por essas cores, esses cenários, essas personagens!
    a sinopse me incentivou a assistir… vou colocar na lista!

  2. Carol, eu lembro que assisti Cova Rasa no cinema e saí no final pensando: “Que filme f*d*!”. Hahaha! O roteiro é tão simples, tão original e tão genial ao mesmo tempo. Não é à toa que o Danny Boyle virou o queridinho do cinema indie depois dele (e filmou o igualmente sensacional Trainspotting em seguida).

    Não tive essa sensação de casa de bonecas, tenho que assistir de novo pra conferir!

  3. Oie! Eu não conhecia esse filme, mas vou colocar na minha lista pra assistir. Ultimamente não tenho tido muita sorte com filmes, aí quem sabe esse me agrada :D Então, achei muito interessante a análise das cores que você fez, quando assistir com certeza vou observar! Na maioria das vezes, não presto atenção nessas coisas, mas acho muito legal quem tem o olhar apurado, como o seu! Beijos

  4. O que é aquela boneca? Parece de filme de terror. Não assisti, mas achei a proposta bem interessante, especialmente pelas fotos. Depois que tu falou da sensação de “casa de boneca”, tive a mesma impressão na foto azul do quarto, exatamente por parecer que o ator é muito pequeno para a proporção das coisas, ou o ângulo, não sei. Tive a impressão que a gente tá vendo de fora, como o ângulo que vemos uma casa de boneca mesmo.
    Adorei o post =*

  5. Oi Carol, queria saber onde você assiste os filmes que você posta aqui no seu blog, se você olha em algum site especifico, ou se aluga.. porque andei procurando nos sites que costumo assistir filmes e não encontrei eles :S
    Se puder responder ficaria muito agradecida :D

  6. Gente eu sou muito desmemoriada e tenho quase certeza de que já vi esse filme.. me lembro dessa cena da roupa, dessa mala aí, desse cara com nariz sangrando, mas nao me lembro de tudo isso que você escreveu. Sou uma desgraçada pra lembrar detalhes de livros e filmes…

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s